9 Dicas Para Uma Loja Virtual de Sucesso

TER UMA LOJA VIRTUAL VENDEDORA NÃO E TÃO DIFÍCIL QUANTO PARECE, BASTA SEGUIR ALGUMAS REGRAS BÁSICAS PARA SE ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES

Hoje há uma gama de opções na hora de comprar produtos pela internet. Você consegue achar de tudo, praticamente. Apenas no primeiro semestre de 2016 estimasse que, 23,1 milhão de pessoas tenha feito ao menos uma compra pela internet. Isso representa um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2015.

Mesmo em tempos de crise as pessoas não perderam a fé nas compras pela internet, pelo contrário, a ideia de que se comprar pela web é mais barato, estimula compradores a trocar as compras tradicionais pelos clicks. Pensando nesses números, não há como ficar de fora dessa verdadeira mina de ouro. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para você montar uma loja virtual de sucesso e fazer parte das estatísticas.

Sites que funcionam em Telefones e Tablets

Aqui na 3W BRASIL PROJETOS WEBSITES na cidade de Curitiba partimos do princípio que o site tem que ser acessível em qualquer dispositivo, seja ele Smartphone, um Tablet ou Computador. Com isso conseguimos otimizar o resultado e deixar seus clientes mais felizes.

TENHA UMA LOJA ORGANIZADA

A primeira impressão é a que fica. Se você quiser fazer vendas e fidelizar o cliente, tenha uma loja organizada. Organização demonstra que você tem um negócio sério. Existem muitos picaretas na internet, e uma das formas de identificar se deve ser levado a sério, é a organização e zelo que o e-lojista tem pela sua loja virtual.

EXPONHA SEU PRODUTO

Lembre-se que a internet é imagem mais do que tudo. Pensando nisso, faça boas fotos de seus produtos, de preferência de vários ângulos. Existem muitos tutoriais na internet. Aqui nesse blog já temos algumas dicas para você ter um estúdio fotográfico em casa. É imprescindível que seu cliente veja seus produtos, pois a venda pela internet limita o cliente quando se trata de experimentar ou tocar no produto. Então, tenha fotos de qualidade de seus produtos.

FAÇA PROMOÇÕES

Fazer promoções é muito bom, atrai clientes e aumenta a rotatividade de seus produtos. Mas, alguns cuidados tem que ser tomados. Nunca faça uma promoção na qual você vá perder dinheiro. Não há justificativas válidas para atrair clientes perdendo receita. O interessante é você fazer promoções do tipo, compre um e tenha tanto por cento de descontos no outro. Mas quem mesmo esse desconto não afete a margem de lucros.

TENHA UM ESTOQUE ATUALIZADO

Já falamos algumas vezes de estoque no blog  e esse é um dos fatores que mais levam clientes a não realizarem uma segunda compra em sua loja virtual. Não existe nada mais decepcionante do que fazer uma compra, e no final das contas receber um e-mail dizendo que o produto se esgotou. Então, para que a experiência de compra seja completa, tenha um estoque atualizado.

ENTREGAS SEMPRE EM DIA

Normalmente, uma compra pela internet gera ansiedade por parte do comprador. Então, atrasar a entrega é um das piores coisas que pode acontecer. Em uma pesquisa realizada em 2015, o E-bit perguntou quais os principais motivos que levam um comprador a não utilizar sites de compra. O motivo “Atraso na entrega/demora na entrega” ficou em terceiro colocado. Então, além de sua loja virtual adquirir uma fama ruim, pode não atrair mais clientes. Lembre-se que os clientes insatisfeitos tendem a fazer reclamações em sites especializados e em redes sociais. Então, não atrase suas entregas.

FORMAS DE PAGAMENTO

Oferte ao seu cliente diversas formas de pagamento. Não se atenha apenas aos cartões de crédito. Muitos compradores ainda gostam de comprar usando boletos bancários. Claro, faça contratos com as principais operadoras de crédito, mas tenha outras opções. Na mesma pesquisa citada acima, o E-bit identifico que, 73,5% das compras realizadas em 2015, foram pagas com cartões de crédito. Mas, existe ainda uma porcentagem de 19,6% que pagaram com boletos bancários e 7,0% utilizaram outros meios de pagamento.

INVISTAS EM REDES SOCIAIS

Expor seu produto é o que vai levar o consumidor a ter compradores. E as redes sociais são o melhor caminho, melhor e mais barato. Há vinte anos era improvável que um pequeno comércio pudesse veicular campanhas de marketing no mesmo espaço que grandes empresas. Mas as redes sociais tornaram isso possível. Então, tenha uma conta no Facebook, Instagram e mídias sociais que sejam relevantes ao seu negócio.

INVISTA EM SEO

Muitas pessoas acham que aparecer no Google pagando é mais eficiente. Na maioria das vezes não é. A credibilidade da busca orgânica (gratuita) tem mais validade junto a consumidores do que a busca paga. Para tanto, basta ter um site atualizado, utilizar palavras chaves no texto e fazer o acompanhamento através de uma ferramenta que mensure os resultados de navegação do seu site. A ferramenta mais indicada, e grátis, é o Google Analytics.

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