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Conheça Mitos e Verdades Sobre Abrir uma Loja Virtual

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O e-commerce cresce a cada dia no Brasil e muita gente que pensa em empreender opta por abrir uma loja virtual em vez de física, devido a questões como custos iniciais mais baixos, operação mais simples e possibilidade de começar sem estoque. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o crescimento nacional para o ano de 2017 é de 12% comparado ao ano passado, com faturamento em R$ 59,9 bilhões e mais de 200 milhões de pedidos em lojas virtuais. No entanto, ainda há dúvidas como o quão baixo é o investimento necessário, o quanto é possível faturar, em quanto tempo e quantos tipos de produtos deve-se oferecer.

“Abrir um e-commerce pode parecer fácil em alguns aspectos, mas embora seja um negócio bastante vantajoso em relação à abertura de uma loja física, existe um passo a passo que deve ser seguido”, explica Bruno de Oliveira, especialista em e-commerce e criador do Ecommerce na Prática.com. “Sempre recomendo investir em um planejamento adequado, definindo o nicho em que ser irá atuar, além da estrutura e dos canais de atendimento. Abrir uma loja virtual não é tão simples quanto se acredita, é preciso tomar alguns cuidados”.

O especialista desvenda mitos e verdades sobre empreender no e-commerce:

O custo para abrir uma loja virtual é zero- Mito!

Segundo o especialista, embora o investimento inicial em um e-commerce seja bem mais reduzido do que o de uma loja física, é inviável começar sem gastar nada. “Sempre é necessário investir, mesmo que pouco. É possível optar por uma plataforma de e-commerce de baixo custo, ou até mesmo começar somente via redes sociais, mas ainda assim será necessário ter verbas para criar a marca, montar uma estrutura adequada e comprar os primeiros produtos, mesmo que seja uma quantidade limitada”, comenta.

Ou seja, esqueça a ideia de que é possível começar uma loja virtual do zero investindo zero! “De forma geral, podemos falar em um investimento mínimo de R$ 1.000 a R$ 20 mil”, explica.

Não importa o tamanho do negócio, uma loja virtual sempre agrega valor– Verdade!

De acordo com Oliveira, há quem acredite que somente empresas grandes podem ter e-commerce e ser competitivas na internet.

“Esse é um erro recorrente, pois é possível sim abrir uma loja virtual tendo um negócio de pequeno porte, e isso certamente vai ajudar o empreendedor a ampliar seu faturamento e abrir novas frentes de atuação. Empresas de qualquer porte podem se beneficiar do e-commerce”, comenta.

Vou ganhar rios de dinheiro da noite para o dia– Mito!

“Essa mentalidade, é totalmente falsa, embora o e-commerce permita um crescimento mais acelerado do que uma loja física, abrir um negócio virtual é como abrir qualquer outro negócio, e exige um determinado tempo para que se alcance o sucesso”, comenta Oliveira. “De modo geral, o prazo para o retorno do investimento de uma loja virtual não é tão distante do de uma loja física. Se o empreendedor achar que em uma semana ou um mês vai ficar milionário, ele irá se frustrar e corre o risco de desistir”. No entanto, ele explica que no e-commerce é possível crescer com muito pouco dinheiro, optando por reinvestir os lucros iniciais. “Quanto menor o investimento inicial, mais rapidamente é possível recuperá-lo. Por isso, o prazo para colher frutos é relativo”.

Consigo abrir uma loja virtual com poucos produtos- Verdade!

“Essa é uma grande vantagem do e-commerce, ao contrário da loja física é possível começar com poucos produtos, ou até mesmo com um único produto. De início, não é preciso ter um grande estoque”, explica Oliveira.

Segundo ele, é mais importante ter quantidade de itens de um mesmo produto do que ampla variedade. “Começar com estoque reduzido é inclusive uma vantagem, pois simplifica a operação e diminui as chances de apostar em muitos produtos diferentes que depois não tenham demanda. Indico que, após definir o nicho em que irá atuar, o empreendedor pesquise sobre esse setor para definir um produto inovador e com alta procura, para ser seu “carro-chefe”, diz.

Qualquer pessoa pode administrar um e-commerce– Mito!

O comércio eletrônico é uma atividade diferente do varejo físico, por isso, embora a experiência com uma loja física seja um diferencial, é preciso se capacitar.

“Achar que qualquer um é capaz de gerir uma loja virtual é um erro. É importante estudar, fazer cursos de gestão e aprender a usar ferramentas que possam ser aplicadas no negócio, além de buscar a ajuda de pessoas que já empreenderam com sucesso no e-commerce”, explica.

“Dessa forma, fica mais fácil minimizar falhas e acelerar o caminho rumo ao sucesso”, conclui o especialista.

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