Google prefere sites com protocolo https

A quantidade de informações que compartilhamos diariamente em nossos computadores é enorme. Dados bancários, números de telefone, documentos e informações sigilosas são constantemente compartilhadas e, também, continuamente alvo de ataques. Por isso, manter dados seguros na web nunca foi tão importante. Segundo dados do Breach Level Index, a cada segundo ocorrem 45 furtos de dados na web, e mais da metade destes ataques (56.93%) se refere ao roubo de identidade.

Para tornar as comunicações na web mais seguras, a Netscape desenvolveu em 1994, o certificado SSL (Secure Sockets Layer), um protocolo que estabelece um canal de comunicação seguro durante uma conexão entre dois computadores, mantendo os dados criptografados a terceiros não autorizados. Funciona da seguinte forma: seu browser se conecta a um servidor, que solicita um certificado digital que foi confirmado pela Autoridade Certificadora (CA). Ela autentica a identidade do domínio, para garantir que, caso suas informações sejam interceptadas por um intruso, elas não serão legíveis.

Recentemente foi divulgado em diversos canais de comunicação que o Google passará a considerar a utilização de SSL como um fator, posicionando melhor os sites que utilizam o Certificado Digital SSL, ou seja, sites com HTTPS ativado.

Se a autenticação estiver correta, suas informações serão criptografadas antes de deixar sua máquina e só serão descriptografadas usando uma chave secreta. Caso contrário, seu navegador irá informar que o site não é confiável, e você poderá abandonar a página. O mesmo acontece quando o servidor enviar informações para sua máquina.

SSL grátis via Let's Encrypt

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *